Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Pecluma imbeana (Brade) Salino CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-05-2012

Criterio: B2b(iii)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Há apenas uma coleta, sem data, resultando em uma pequena área de ocupação (AOO=4 km²) e uma única situação de ameaça. Uma das ameaças é a perda de hábitat para a agricultura e a exploração de madeira nos remanescentes florestais. É considerada "Criticamente em perigo" (CR). Novos estudos devem ser feitos com o objetivo de se verificar o estado atual de conservação da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Pecluma imbeana (Brade) Salino;

Família: Polypodiaceae

Sinônimos:

  • > Polypodium imbeanum ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

A espécie apresenta apenas um registro para o Rio de Janeiro (Salino, 1998)

Ecologia

O município Santo Antônio do Imbé esta localizado na região serrana do Rio de Janeiro, uma floresta úmida de Mata Atlântica com alta declividade.

Ameaças

1.3.3 Wood
Incidência local
Severidade high
Detalhes A fragmentação de ecossistemas é possivelmente a mais profunda alteração ambiental causada pelo homem na baixada costeira fluminense, tendo como ameaça a extração madereira (Carvalho et al., 2004).

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A fragmentação de ecossistemas é possivelmente a mais profunda alteração ambiental causada pelo homem na baixada costeira fluminense, tendo como ameaça a atividade agrícola (Carvalho et al., 2004).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2

Referências

- CARVALHO, F. A.; NASCIMENTO, M. T.; OLIVEIRA, P. P.; RAMBALDI, D. M.; FERNANDES, R. V. A importância dos remanescentes florestais da Mata Atlântica de baixada costeira fluminense para a conservação da biodiversidade na APA da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado/IBAMA ? RJ. Fundação O Boticário de Proteção à Natureza: Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, 2004.

- SALINO, A. New combinations in Pecluma (Polypodiaceae). Novon, v. 8, n. 3, p. 296-297, 1998.

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E.; VIANA, M. M. Polypodiaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Pecluma imbeana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Pecluma imbeana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 25/05/2012 - 20:01:11